Entretenimento

Metrô em NY

Pode parecer complicado, mas ir de um lugar para o outro de metrô em NY é muito simples. Aconselho você estudar o mapa e as linhas antes de mais nada. Para isso, baixe o aplicativo New York Subway MTA Map no seu celular (funciona off-line) ou clique aqui para ver mais detalhes.

Chegando à estação, compre o Metrocard em uma máquina eletrônica ou em um guichê com atendente. A viagem única custa U$2.75, porém se você comprar um pacote ilimitado para 7 dias o valor é de U$31 , o que pode valer mais a pena. A máquina aceita cartão e dinheiro, mas, preste atenção: nem sempre tem troco.

O metrô de NY tem 468 estações e 24 rotas diferentes. As linhas de metrô são identificadas por core e os trens por letras:  A, C, E (Linha Azul), N, Q, R (Linha Amarela), F, M, B, D (Linha Laranja), S e L (Linhas cinzas); ou por números: 7 (Linha Roxa), 1, 2, 3 (Linha Vermelha), 4, 5 e 6 (Linha Verde).  Estas rotas operam Bronx, Manhattan, Brooklyn, Queens e Saten Island.

Siga sempre os painéis indicando a linha que você deseja utilizar. Na plataforma, você encontrará indicações que informam quais trens param ali e para qual direção eles vão, como Uptown (Norte), Downtown (Sul), Brooklyn ou Queens.

Uma informação básica que é bom você ter em mente : as linhas designadas por números têm traçados retos e percorrem um dos lados da ilha.

As linhas 1, 2 e 3 rodam pelo lado oeste, saindo do South Ferry (terminal de embarque a Staten Island), mais adiante pegam a 7th Ave e na altura do Central Park, continuam pela Broadway até o final. A linha 1 é a local, isto é, para em todos os pontos, enquanto a 2 e a 3 são expressas e param em menos estações. Turisticamente, estamos falando de Tribeca, Village, Meatpacking District, Times Square, Columbus Circle e Lincoln Center.

As linhas 4, 5 e 6 trafegam pelo lado leste, saindo do Battery Park, pegando a Broadway no início, entrando por Nolita e pelo Lower East Side, continuando pela Park Avenue e, depois pela Grand Central (famosa estação de trem), seguem pela Lexington Ave. A linha 6 é local e a 4 e a 5 expressas, passando por pontos como Lower East Side, Bowery/Noho, Union Square, lojas como Bloomingdale’s e famosos museus como Guggenheim e Metropolitan.

Já as linhas nomeadas por letras cruzam a ilha e podem permitir baldeações.

As linhas A e C vêm do Brooklyn e, já na ponta de baixo da ilha, cruzam para o lado oeste. Sobem pela 8th Ave e depois da praça Columbus Circle beiram o lado oeste do Central Park, continuando para Uptown (norte). A linha A é expressa e serve para uma visita ao Memorial 11/09, à Tribeca, ao Village, ao Meatpacking, à Penn Station, à Times Square e ao Columbus Circle. Já a linha C é local e faz as mesmas paradas, incluindo Soho, Broadway e o Museu de História Natural.

A linha E tem início no Ground Zero (Memorial 11/09) e acompanha as linhas também azuis A e C pela 8th Ave até a 50th St. Depois disso, a linha segue na direção leste da ilha, com uma parada na 5th Ave – a uma quadra do conceituado museu de arte moderna, o MOMA – atravessando o rio para o Queens. O fim de linha é em Jamaica, onde fica o aeroporto internacional JFK.

As linhas B, D e F têm origem no Brooklyn e, a partir do Lower East Side, seguem então pela 6th Ave e para próximos dos seguintes pontos: Village, Empire State, Bryant Park, Rockefeller Center e Top of the Rock. A linha F segue pela direção leste, para na altura da 60th St e continua por debaixo do rio, dando acesso à Roosevelt Island e ao Queens, sendo sua última parada a  179 St Jamaica. Já a B (local) e a D (expressa) sobem pelo Columbus Circle e pelo lado oeste do Central Park.

As linhas N, Q, R vêm do Brooklyn e acompanham a Broadway até a Times Square, quando então sobem pela 7th Ave até o Central Park, indo para o Queens com uma parada na 59 St com a Lexington Ave. A linha Q é expressa e serve para Soho – Canal St, Times Square e Central Park South. As outras param ao longo de todas estações incluindo City Hall Park, Washington Square e Herald Square.

Finalmente, as linhas S, 7 e L fazem o percurso leste e oeste. Com S você pode sair da Grand Central e ir até a Times Square. Já a L sai de Manhattan, na altura da 14th St e segue até o Brooklyn, passando pelo famoso Williamsburg (parando na Bedford Ave).

DICAS:

Como em outros países, NY também exige uma “etiqueta de metrô”. Estas são algumas coisas que você precisa manter em mente:

•   Ofereça um assento para uma mulher grávida e para famílias com crianças ou idosos.

•   Não “encare” pessoas no metrô ou na plataforma (ou em qualquer outro lugar!!)

•   Quando as portas se abrem, não bloqueie as portas / espaços com grandes itens de bagagem. Se vc está na plataforma AGUARDE as pessoas saírem para então entrar no vagão.

•   Não fique na frente da catraca tentando encontrar seu MetroCard. Fique próximo à uma parede, de maneira que as pessoas possam passar por você.

– Não ocupe mais de um assento colocando uma bolsa ou uma mochila ou sentando de maneira mais espaçosa.

Boa sorte!!