Entretenimento

Gagosian Gallery – Exposição Takashi Murakami

No dia 11 de março de 2011, quando o terremoto de Tohoku devastou o Japão, Takashi Murakami estava em seu estúdio perto de Tóquio. Apesar de sua família, que vive na região sul, ter saído ilesa, o seu assistente de estúdio perdeu os seus avós.

Após a tragédia, o artista começou a explorar a história da arte através da lente de desastres naturais, combinando técnicas clássicas com as mais recentes tecnologias. Suas pinturas e esculturas apresentam elementos de símbolos religiosos, autorretratos, ficção científica e imagens de mangá. 

A magnitude da tragédia fez Murakami refletir. “Eu costumava pensar que a religião era algo falso e hipócrita, mas depois do desastre eu percebi que em um momento como esse, a religião e os contos de fadas são realmente uma necessidade”, disse ele.

Esse pensamento foi o ponto de partida para os trabalhos de sua nova exposição “Land of the Dead, Stepping on the Tail of a Rainbow”, ou traduzindo para o português: “Na terra dos mortos, pisar na cauda de um arco-íris”.

Murakami continua a explorar um campo cada vez maior de questões estéticas e inspirações culturais, compartilhando seus pensamentos sobre a relação entre religião e natureza.

A exposição começou no dia 10 de novembro e fica disponível até o dia 17 de janeiro na Gagosian Gallery, em Chelsea.

Localizada na 555 W 24th St entre a 10th Ave e a 11th Ave.